Maioria prevê início de cortes na taxa Selic a partir de junho de 2023

Das 108 instituições financeiras e consultorias ouvidas pelo Valor, todas esperam que a Selic continue em 13,75% e que seja mantida nesse nível também em dezembro.

É unânime a percepção de agentes de mercado de que a taxa Selic será mantida em 13,75% ao ano na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central nesta semana, embora as incertezas tenham aumentado, com eleições em aberto e dúvidas sobre a economia americana. A discussão agora é sobre quando os juros começarão a ser cortados, e, nesse ponto, as apostas se dividem, embora a maioria veja a trajetória de queda começando a partir de junho.

Das 108 instituições financeiras e consultorias ouvidas pelo Valor, todas esperam que a Selic continue em 13,75% e que seja mantida nesse nível também em dezembro. Já em relação ao início do ciclo de flexibilização do juro básico, foram ouvidas 94 casas. Desse total, 37 esperam que a Selic comece a ser reduzida em junho, enquanto 26 projetam um ciclo de cortes na taxa com início em agosto. Há, porém, uma ala do mercado que projeta um início de afrouxamento da política monetária já no primeiro trimestre de 2023.

Ícone ilustrativo.
Ícone ilustrativo.
Reprodução de conteúdo
Fonte:
Valor Investe
Autor(a):
Gabriel Roca e Victor Rezende
Link original da publicação
Notícias e publicações recentes
9/9/2024
Imagem ilustrativa com o ícone da Prev Pepsico.
PREVIC inicia pesquisa sobre relacionamento das EFPC com participantes e assistidos
Regulamentação
4/6/2024
Um funcionário da PepsiCo fazendo o nº2 com dos dedos da mão direitaImagem ilustrativa com o ícone da Prev Pepsico.
Benefício Mensal
Aposentados(as)
29/4/2024
Imagem de uma funcionária da PepsiCo sorrindo e fazendo o número 2 com os dedos da mão direita.Imagem ilustrativa com o ícone da Prev Pepsico.
Relatório Anual 2023
Institucional