Intenção de Consumo das Famílias cresce 2,1% em outubro

É a nona alta consecutiva mensal do indicador

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) cresceu 2,1% em outubro deste ano, na comparação com o mês anterior, e atingiu 87 pontos em uma escala de 0 a 200. A pesquisa foi divulgada hoje (20) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Essa foi a nona alta consecutiva do indicador e, segundo a CNC, pode ser explicada por fatores como a deflação dos últimos meses, o crescimento do emprego formal, as transferências de renda e as contratações de crédito.

Entre os sete componentes da ICF, as maiores altas foram apresentadas pelo nível de consumo atual (4,1%) e a perspectiva de consumo (2,5%). Os demais componentes também tiveram crescimento: momento para a compra de bens duráveis (2,1%), renda atual (2,1%), acesso ao crédito (1,9%), emprego atual (1,5%) e perspectiva profissional (1,2%).

Na comparação com outubro de 2021, o crescimento chegou a 18,9%, com destaques para renda atual (28,2%), perspectiva profissional (25,3%), emprego atual (25,1%) e nível de consumo atual (22,3%).

A intenção de consumo cresceu mais nas famílias com renda mais baixa (até dez salários mínimos): 2,2% na comparação com setembro e 20,4% em relação a outubro do ano passado. Entre quem ganha mais de dez salários mínimos, os crescimentos foram de 1,7% e 13,7%, respectivamente.

Ícone ilustrativo.
Ícone ilustrativo.
Reprodução de conteúdo
Fonte:
Agência Brasil
Autor(a):
Vitor Abdala
Link original da publicação
Notícias e publicações recentes
9/9/2024
Imagem ilustrativa com o ícone da Prev Pepsico.
PREVIC inicia pesquisa sobre relacionamento das EFPC com participantes e assistidos
Regulamentação
4/6/2024
Um funcionário da PepsiCo fazendo o nº2 com dos dedos da mão direitaImagem ilustrativa com o ícone da Prev Pepsico.
Benefício Mensal
Aposentados(as)
29/4/2024
Imagem de uma funcionária da PepsiCo sorrindo e fazendo o número 2 com os dedos da mão direita.Imagem ilustrativa com o ícone da Prev Pepsico.
Relatório Anual 2023
Institucional