Dúvidas Frequentes

A Prev Pepsico é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar, sem fins lucrativos, com o objetivo de constituir uma reserva para pagamento de um benefício de aposentadoria em complemento ao benefício da Previdência Social. O funcionário quando se torna Participante do Plano define o percentual das suas contribuições que são descontadas regularmente na folha de pagamento e a empresa também efetua contribuições, de acordo com as regras e elegibilidades do Plano.
Atualmente, as patrocinadoras da Prev Pepsico são:
  • Pepsico do Brasil Ltda.
  • Pepsico do Brasil Indústria e Comércio de Alimentos Ltda.
  • Pepsi-Cola Industrial da Amazônia Ltda.
  • Pepsico Amacoco Bebidas do Brasil Ltda.
A Previdência Privada é uma ótima alternativa de investimento para o planejamento da aposentadoria, pois tem o objetivo de complemento de renda. As principais vantagens são:
  • Benefício Fiscal: opção de dedução até o limite 12% da renda bruta anual para quem faz a declaração de IR na modalidade completa;
  • Imposto de Renda: A base de cálculo do IR no salário é menor, tendo em vista a contribuição para a Previdência Complementar;
  • Contrapartida da empresa;
  • Rentabilidade;
  • Renda Futura;
  • Opções de manutenção e formas de resgate;

A Prev Pepsico possui 3 tipos de contribuição para o Participante:

  • Contribuição Suplementar: disponível para os salários acima de 7 URPs*. É possível efetuar uma contribuição entre 0% e 5% da parcela do valor do salário que ultrapassar as 7 URPs, atualmente R$ 4.027,17.
  • Contribuição Adicional: Pode ser efetuada por qualquer Participante, independentemente do valor do salário. O valor escolhido deve ser múltiplo de 0,5, maior que 1%.
  • Contribuição Extraordinária: O percentual escolhido é livre e pode ser efetuado em qualquer época do ano. É possível fazer as contribuições de uma única vez ou por quantos meses desejar e pode ser efetuada por qualquer Participante, independentemente do salário.

* URP – unidade de referência Pepsico.

A empresa também faz dois tipos de contribuição no Plano:
  • Contribuição Básica: Independentemente do percentual de contribuição suplementar que você optar, a empresa fará uma contribuição equivalente a 5% da parte do salário de contribuição que ultrapassar 7 URPs.
  • Contribuição Suplementar: A empresa efetua uma contrapartida na mesma proporção da contribuição suplementar efetuada pelo Participante.
Sim, a taxa de administração é de 0,45 a.a. sobre o patrimônio do Plano. Atualmente, as despesas necessárias à administração são custeadas pelo resultado obtido pelo retorno dos Investimentos do Plano.
A rentabilidade da Prev Pepsico está disponível no portal, no acesso rápido de Investimentos, em Resumo da Rentabilidade. É possível filtrar o período que desejar.
No regime progressivo, as alíquotas do Imposto de Renda variam conforme o valor que será resgatado. A tabela segue as mesmas alíquotas que são aplicadas no salário (que variam até 27,5%). Com isso, quanto maior for o valor do resgate, maior será o valor do imposto a ser pago. A incidência é sobre o valor bruto e há ajuste na declaração anual. No regime regressivo, quanto mais tempo o funcionário deixar seu dinheiro investido na Prev Pepsico menos imposto de renda terá que pagar quando começar a receber seu benefício ou resgatar suas contribuições. A alíquota do imposto varia de acordo com o tempo de acumulação de cada contribuição, sendo menor a alíquota para as contribuições mais antigas. A incidência é sobre o valor bruto, exclusivamente na fonte e não há ajuste na declaração anual.
A opção por um dos regimes de tributação é efetuada na adesão e é irretratável, irrevogável e imutável, não podendo ser alterada em nenhuma hipótese.
O Resgate está disponível após a quebra do vínculo empregatício com uma das Patrocinadoras do Plano. O Participante possui direito a 100% do saldo de Participante, acrescido de 10% do saldo da empresa Patrocinadora para cada ano completo de vínculo empregatício.
A Portabilidade é a possibilidade do funcionário transferir 100% do saldo da conta de Participante, acrescido de  10% do saldo da conta da Patrocinadora por ano completo de vínculo empregatício para outra entidade de Previdência complementar ou companhia seguradora. É necessário possuir no mínimo 3 anos de vinculação ao Plano.

Obs.: Na Prev Pepsico, para quem aderiu antes de 04.09.2013, possui direito a 100% do saldo total na transferência.

Existem duas opções de vinculação na Prev Pepsico: O Autopatrocínio é a possibilidade do Participante continuar vinculado ao Plano mesmo que na data de saída da empresa não possa receber nenhum benefício previsto. Basta escolher continuar no Plano efetuando as contribuições de Participante e da empresa, além de pagar a taxa de administração, se aplicável. No BPD – Benefício Proporcional Diferido, o Participante possui direito a continuar no Plano deixando o saldo rendendo, sem a necessidade de efetuar contribuições. É necessário possuir no mínimo 3 anos de vinculação ao Plano.
É possível alterar os percentuais de contribuição nos períodos de flexibilização que acontecem em Março e Outubro de cada ano. A alteração é efetuada na área restrita do portal da Prev Pepsico no ícone “Percentual de Contribuição”.
Os investimentos da Prev Pepsico são aplicados de acordo com a Política de Investimentos que é definida anualmente pela Diretoria Executiva juntamente com uma consultoria especializada e aprovada pelo Conselho Deliberativo.
X
Olá! Eu sou o Ton,
seu Assistente Virtual!
Posso te ajudar?
Clique aqui!